Boletim Indcovid: média móvel de novos casos de Covid-19 no Sul de Minas se iguala ao de 1 ano atrás

0
33
Foto: Carla Carniel/AP

Novo boletim Indcovid divulgado pela Unifal-MG aponta pela urgência em se controlar a pandemia. Segundo o boletim, a média móvel de novos casos de Covid-19 hoje em Minas Gerais e no Sul de Minas é equivalente a 1 ano atrás, porém com 6 vezes menos mortes.

Ainda conforme o boletim, isso indica tanto o poder da vacina em proteger contra casos graves, quanto sua perda de eficácia frente a infecções

por novas variantes. O estudo alerta que conviver com a crescente incidência traz o risco de, na devida proporção, começar a aumentar a pressão por leitos hospitalares, aumentar ausências em aulas e trabalho e facilitar a circulação e surgimento de novas variantes.

O estudo aponta ainda que por tudo isso é urgente voltar a controlar a pandemia conjugando novamente o uso das máscaras e o avanço na vacinação.

Situação epidêmica no Sul de Minas

Conforme o monitoramento da Unifal-MG, o número de novos casos de Covid-19 está em crescimento em todas as regionais de saúde da região há seis semanas.

A média móvel dos últimos sete dias foi de 2.190 casos diários contra 1.849 casos por dia da semana anterior.

Houve crescimento de novos óbitos na região devido ao crescimento nas regionais de Alfenas, Pouso Alegre, Varginha e aumento na de Passos.

A Secretaria de Estado de Saúde segue sem atualizar o número de novas internações na região.

Comentários: