Cinema: confira as estreias da semana

Por Redação O Estado de S. Paulo

O sentimento de culpa pode gerar alucinações e atormentar a vida de alguém? O longa argentino Um Crime Em Comum garante que sim. Exibido na mostra Panorama, no Festival de Berlim 2020, e em outros festivais internacionais, o filme que estreia esta semana nos cinemas de São Paulo combina críticas sociais em uma história que flerta com o terror.

Na trama, a professora Cecilia, de 37 anos, acorda no meio da noite com batidas incessantes em sua porta. Assustada, ela reconhece Kevin, o filho adolescente de sua diarista – o jovem está sangrando, mas ela não abre.

No dia seguinte, recebe a notícia de que Kevin morreu e a principal suspeita é a polícia. Culpa e angústia começam a consumir Cecilia, que passa a ter visões perturbadoras.

Confira, a seguir, as novidades em cartaz entre os dias 14 e 20 de janeiro:

ESTREIAS

Atravessa a Vida

Dir. João Jardim. 12 anos. 82 min.

O documentário acompanha alunos do 3º ano do ensino público no interior do Sergipe. Os jovens se preparam para o vestibular, mas também convivem com angústias e prazeres da adolescência.

A Delicadeza é Azul

Dir. Yasmin Garcez, Sandro Arieta.

Por meio de diferentes olhares sobre o autismo, pais, professores, assistentes sociais e crianças compartilham com o mundo suas formas de perceber a vida.

Livre. 72 min. Espaço Itaú Frei Caneca: 18h.

Um Crime Em Comum

Dir. Francisco Márquez. Elisa Carricajo, Mecha Martínez, Eliot Otazo, Cecilia Rainero e Juan Coien Pardo.

O Mensageiro do Último Dia

Dir. David Prior. Com James Badge Dale, Stephen Root, Joel Courtney.

Adolescentes de uma pequena cidade começam a desaparecer misteriosamente e os moradores afirmam que o motivo é uma lenda urbana que ronda o local. Porém, um policial aposentado descobre uma seita que invoca entidades sobrenaturais, capaz de destruir a vida de muitas pessoas.

Unidas Pela Esperança

Dir. Peter Cattaneo. Com Kristin Scott Thomas, Sharon Horgan, Jason Flemyng, Greg Wise.

Como forma de superação do medo, um grupo de mulheres casadas com oficiais militares se une para formar um coral. Elas percebem que a música e o riso são capazes de transformar suas vidas.

Especial Ricardo Darín

O Petra Belas Artes* realiza uma exibição exclusiva em homenagem ao aniversário do ator argentino, nascido no dia 16 de janeiro de 1957. Serão exibidos o premiadíssimo drama “” (2015), de Cesc Gay, e a comédia “Samy e Eu”, (2002), de Eduardo Milewicz, inédita nos cinemas brasileiros.

Comentários: