Com alta da Covid, Santa Casa de Mococa suspende cirurgias eletivas por tempo indeterminado

Santa Casa de Mococa — Foto: Google Street View

A Santa Casa de Mococa (SP) anunciou que suspendeu por tempo indeterminado as cirurgias eletivas devido ao crescimento no atendimento dos pacientes com Covid-19. Com a determinação, o hospital passa a atender somente os casos de urgência e oncológicos.

Segundo o diretor técnico da Santa Casa, Humberto Palaquim, as cirurgias eletivas haviam sido retomadas no início do mês de maio, já que a ocupação hospitalar dos pacientes com Covid havia diminuído.

“Iniciamos novamente o agendamento das cirurgias, de maneira reduzida, porém, estávamos realizando três cirurgias por dia, mais os casos de urgência. Mas nessa semana houve um aumento dos casos [Covid], a ocupação hospitalar novamente aumentou e fomos obrigados a cancelar todas as cirurgias eletivas novamente”, explicou.

Para Palaquim, o aumento dos casos de Covid-19 só prejudica a própria população.

“Fica aqui o nosso apelo à população para que tomem cuidado, se previnam, porque quem está saindo prejudicado é a população que fica aguardando por cirurgias que poderiam já estar sendo realizadas”, declarou.

Até o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Mococa somava 6.179 casos, entre eles 198 mortes.

Variante P.4

Na quarta-feira (25), pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) identificaram uma nova variante do novo coronavírus, a P.4.

Segundo o especialista, a P.4 tem origem ainda desconhecida e foi identificada primeiro em uma amostra de Itirapina, e dois dias depois, foi encontrada em Mococa, e passou a ter alta circulação em Porto Ferreira. Não é possível saber se ela é mais contagiosa ou perigosa do que o vírus “comum”.

Via G1 Mococa

Comentários: