IFSULDEMINAS contrata profissionais para atuarem em cursos FIC on-line

São 06 vagas e formação de cadastro reserva para atuar nos cursos “Guia Intérprete” e “Francês nível Básico”

– Página do Edital 21/2021 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lança edital para contratar, por tempo determinado, bolsistas para ocupar a função de Professor/Instrutor; Professor Mediador (Tutor) e Professor Mediador (Especializado) nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) “Francês nível Básico” e “Guia Intérprete”, dentro do Programa Novos Caminhos, na modalidade a distância (EAD). As atividades do Programa estão previstas para terem início em fevereiro de 2021 e o prazo de execução dos serviços deve finalizar em junho de 2021, podendo ser prorrogado e/ou alterado conforme necessidade institucional.

Os bolsistas do FIC “Guia Intérprete” formarão o estudante para desenvolver técnicas de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Interpretar a Libras táIil. IdenIficar os aspectos gerais da surdocegueira e o Sistema de Leitura e Escrita em Braille. Realizar a transliteração. E aplicar técnicas de orientação e mobilidade para cegos.

Já no FIC “Francês nivel Básico”, os profissionais irão trabalhar nos estudantes a compreensão e uso de expressões familiares e cotidianas e enunciados simples. Como apresentarem-se e apresentarem os outros. Fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais (o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem). Comunicarem-se na língua francesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e cooperativo.

Quadro de Vagas e Requisitos

Para Professor Conteudista/Instrutor:

vagas 1

Para Professor Mediador/Tutor:

vagas tutor

Para Professor Mediador/Libras:

vagas libras

Poderão submeter-se ao Processo Seletivo, os candidatos que possuam a qualificação exigida conforme requisitos do Anexo II. É vedada a participação de servidores das Redes Públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT)​ por questões orçamentárias. Já servidores públicos estaduais ou municipais efetivos poderão participar, entretanto, deverão entregar no ato da contratação a autorização assinada pelo Departamento de Recursos Humanos do órgão para atuar no Programa.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pela internet no período de 01 a 05 de fevereiro de 2021, até as 18h00, exclusivamente por meio deste link eletrônico. Para realizar a inscrição, o candidato deverá :

a) possuir um e-mail válido;
b) estar logado numa conta Google;
c) possuir CPF e Documento de Identidade;
d) possuir os requisitos necessários conforme Anexo II do edital;
e) preencher corretamente o formulário on-line;
f) fazer upload de comprovação do requisito exigido e dos documentos declarados no formato PDF.

A documentação deverá ser anexada no ato da inscrição, no formato PDF, em um único arquivo, tamanho máximo de 10 MB, na ordem em que consta na tabela de pontuação do Anexo III do edital.

O candidato receberá automaticamente em seu e-mail uma cópia de sua inscrição. A mesma poderá ser realizada apenas uma vez, devendo o candidato conferir os dados inseridos antes do envio. Em caso de erro, o candidato deverá acessar o link “Editar respostas” disponível no comprovante de inscrição e fazer a retificação dos dados, até o prazo final do período das inscrições. Não é permitido o reenvio dos documentos anexados.

É vedada a inscrição para atuar em mais de uma área/município dentro do mesmo cargo. Será admitida apenas uma inscrição por cargo. Em caso de vagas ociosas, o candidato da lista de espera de outra área no mesmo cargo poderá ser convocado. Se constatada mais de uma inscrição para o mesmo cargo, apenas a última será considerada.

Atribuições, Remuneração e Carga Horária

As atribuições para os cargos encontram-se descritas no edital, nos itens 8.3 (bolsista Professor Conteudista/Instrutor); 8.4 (bolsista Professor Mediador/Tutor); e 8.5 (bolsista Professor Mediador/Libras). As funções, a carga horária e o valor da bolsa estão especificados no quadro abaixo:

fic profissionais

Seleção e Etapas

O processo de seleção/classificação consistirá na análise dos documentos enviados e atribuição de pontos (máximo de 100 pontos), conforme o Anexo III do edital. Confira o cronograma do edital a seguir:

cronograma fic profissionais

Convocação

A convocação dos candidatos selecionados obedecerá à lista de classificação e deverá ser feita por e-mail ou telefone, através dos contatos registrados no ato da inscrição, a partir do dia 12 de fevereiro de 2021. Após receber a convocação, o candidato terá o prazo de 24 horas para encaminhar a documentação necessária para contratação, que estará especificada no e-mail. O candidato será informado da data, horário e local de comparecimento para assinar o contrato e apresentar os originais. A formalização da contratação poderá ocorrer de maneira alternativa em virtude das ações de distanciamento social.

O não atendimento à convocação para enviar a documentação por e-mail ou o não comparecimento na data estipulada ou na maneira solicitada pela instituição para apresentar os originais ensejará na desclassificação do candidato e a convocação do próximo da lista.

Via IFSULDEMINAS

Comentários: