Com 100% de taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid, a Prefeitura de Mococa (SP) decretou novas medidas de combate ao coronavírus.
Bares, restaurantes e depósitos de bebidas, por exemplo, só poderão funcionar em sistema delivery e drive-thru. (veja abaixo as regras). As alterações foram publicadas no Diário Oficial da cidade e passam a valer a partir da quarta-feira (13).
Segundo o comunicado da administração municipal, as medidas foram anunciadas por conta do aumento recorde de novos casos de Covid-19 confirmados na cidade nos últimos 7 dias e com o objetivo de evitar o colapso no sistema de saúde pública.
Situação epidemiológica
Nesta terça-feira (12), a cidade confirmou 47 novos casos da doença e agora soma 2.385 positivados deste o início da pandemia, com 41 óbitos.
A taxa de ocupação de leitos UTI Covid está em 100%, com 10 pacientes internados. Na enfermaria, o número de pessoas internadas subiu de 16 para 17.
O prefeito Eduardo Ribeiro Barison estabeleceu as seguintes regras:
- Proibição da realização de festas, eventos, convenções, atividades culturais e demais atividades que gerem aglomerações em áreas públicas ou particulares, bem como aglomeração de pessoas em espaços públicos.
- Bares, depósitos de bebidas, restaurantes e estabelecimentos similares poderão funcionar somente no sistema delivery e drive-thru, sendo proibido o consumo no local.
- Salões de beleza e barbearias poderão atender somente com ocupação máxima limitada a 40% da capacidade total, com agendamento prévio e condicionado à adoção das medidas gerais de combate à Covid-19.
- Academias poderão funcionar somente com ocupação máxima de 30% da capacidade do local, também com agendamento prévio, sendo permitidas apenas aulas e práticas individuais.
- O comércio continua com funcionamento normal.
Via G1 Mococa