Região se prepara para receber e distribuir vacinas contra a Covid-19 no Sul de Minas

Foto: Lucas Franco/TV Globo

As Superintendências Regionais de Saúde se preparam para receber as doses da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (19). No Sul de Minas, as regionais estão localizadas nos municípios de Alfenas, Varginha, Passos e Pouso Alegre. Elas serão responsáveis pela distribuição da vacina para as demais cidades da região.

Em Passos (MG), a Secretaria Regional de Saúde informou que as doses da vacina devem chegar depois das 15h. A estimativa é que pelo menos 5 mil doses chegue até a regional, que atente 27 municípios.

distribuição das doses de CoronaVac para todo o estado teve início na manhã desta terça-feira em Belo Horizonte. A logística de transporte da vacina vai envolver a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. O transporte aéreo começou nas primeiras horas desta terça.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), cada município fica responsável por buscar seu quantitativo de vacinas na unidade a qual pertence. Não existindo nenhum contratempo, as vacinas estarão em todas as Unidades até o final desta terça-feira (19). Os municípios que já tiverem recebido seu quantitativo poderão começar a vacinação a partir dessa data.

Minas Gerais recebeu 557 mil vacinas. Destas, 60 mil ficarão em Belo Horizonte e as demais serão encaminhadas para as regionais.

Planos de imunização no Sul de Minas

Varginha (MG) não tem data definida para a imunização, pois ainda depende que as doses sejam repassadas pelo Governo de MG. O secretário de Saúde, Luiz Carlos Coelho, informou que a vacinação começará no mesmo dia em que as vacinas chegaram à cidade. São esperadas 10 mil doses que serão armazenadas na sala de vacinas da cidade. As doses da CoronaVac serão armazenadas em câmaras frias na temperatura entre dois e oito graus.

Poços de Caldas (MG) também aguarda a chegada das doses. A cidade já recebeu 54.710 seringas agulhadas e câmaras frias do governo estadual. A cidade já possui um plano de vacinação e toda a logística e as salas já estão preparadas. Outra cidade que já possui um plano de vacinação montado e aguarda apenas a chegada das doses é Pouso Alegre (MG).

Em Passos (MG), a prefeitura finaliza o plano de vacinação. O município possui refrigeradores suficientes e recebeu seringas agulhadas nesta segunda-feira do Governo de MG. Na cidade, são sete salas de vacinação com um refrigerador em cada uma.

Já Lavras (MG) ainda precisa de informações da Secretaria Estadual de Saúde para terminar o plano de vacinação. A cidade não tem previsão de quando as doses virão.

Em Itajubá (MG), uma reunião está marcada para a tarde desta segunda-feira (18) para discutir como será a vacinação. Situação semelhante é a de São Sebastião do Paraíso (MG). A cidade não tem plano de vacinação porque aguarda orientações da regional de Saúde.

Em Guaxupé (MG) não existe previsão de recebimento das doses da vacina. Alfenas (MG) já possui agulhas e seringas em estoque e aguarda um posicionamento da regional de saúde de quando a vacina vai chegar. Também existe um plano de vacinação pronto e uma equipe preparada.

Regionais de Saúde se preparam para receber e distribuir vacinas contra a Covid-19 no Sul de Minas — Foto: TV Globo/Reprodução

Regionais de Saúde se preparam para receber e distribuir vacinas contra a Covid-19 no Sul de Minas — Foto: TV Globo/Reprodução

Primeira etapa

Os imunizantes chegaram a Belo Horizonte, nesta segunda-feira (18). Após cerimônia as vacinas foram levadas para a Central Estadual da Rede de Frio, onde foi realizada a conferência e entrada do material no sistema, para envio às 28 Unidades Regionais de Saúde (URS).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) trabalha em um plano de vacinação, que vem sendo discutido desde setembro do ano passado. As doses e os insumos serão distribuídos de maneira semelhante ao que já foi organizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Para isso, 50 milhões de seringas foram adquiridas. Desse total, 21 milhões chegaram ao estado e sete milhões já foram entregues às 28 Superintendências Regionais de Saúde. Caberá a cada um dos 853 municípios buscar as doses de vacina nessas unidades regionais.

Seguindo o PNI, o primeiro grupo prioritário é formado por profissionais de saúde que atuam diretamente no combate ao coronavírus, idosos residentes em asilos e indígenas residentes em aldeias.

Via G1 Sul de Minas

Comentários: